Morreu, nesta segunda-feira (9/10), o bispo emérito de Duque de Caxias, Dom Mauro Morelli, aos 88 anos. Segundo o Vatican News, o religioso estava internado devido às complicações inerentes à idade avançada.
Dom Mauro foi ordenado sacerdote em 28 de abril de 1965, e em 1974 foi nomeado bispo auxiliar de São Paulo pelo Papa Paulo VI. Ele já foi vigário geral da arquidiocese de São Paulo e membro da Comissão Representativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Exerceu o bispado em Duque de Caxias de 1981 a 2005.
“Após sua renúncia em 2005, quando se tornou bispo emérito da Diocese de Duque de Caxias, dom Mauro Morelli continuou sua missão como um verdadeiro missionário da vida, engajando-se em causas relacionadas à alimentação humana, saúde, respeito às fontes da vida e promoção da partilha e solidariedade entre as pessoas. Seu compromisso e contribuições para a sociedade brasileira o destacam como uma figura notável em ambos os âmbitos religioso e social”, destaca a nota divulgada pelo Vatican News.
O religioso também se engajou em causas sociais ao longo da vida. Dom Mauro Morelli presidiu o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional durante o governo de Itamar Franco, de 1993 a 1994, e também liderou CONSEA-MG e o CONSEA-SP. A atuação na luta contra a fome inclui projetos como o Fome Zero e a Ação da Cidadania contra a Fome. Dom Mauro também foi membro do Comitê Permanente de Nutrição da Organização das Nações Unidas (ONU).
A morte de Dom Mauro foi lamentada pela Diocese de Duque de Caxias. “Neste momento de dor e pesar, como Igreja Diocesana presente em Duque de Caxias e São João de Meriti, recorremos à proteção materna da Virgem Senhora do Pilar. Desejamos, ao perceber os sinais de esperança, expressar nosso louvor ao Deus sábio, amoroso e misericordioso que nos concedeu a graça de ter dom Mauro Morelli como nosso primeiro pastor. Com confiança na ressurreição, proclamamos em uma só voz: Vem, Senhor Jesus”, disse o bispo diocesano, dom Tarcisio dos Santos.