O cantor MC Marcinho passou por uma cirurgia nesta quinta-feira (27) para implantar um coração artificial. Segundo o boletim médico do hospital, o procedimento foi bem-sucedido e ele está estável e em recuperação.
O coração artificial, chamado de “dispositivo de assistência ventricular (DAV)”, é um aparelho que bombeia sangue para o corpo, cumprindo ou complementando a função do coração humano (entenda no vídeo abaixo como funciona). É indicado para pacientes com insuficiência cardíaca grave, que não podem receber transplante ou não podem ter o seu quadro controlado por medicamentos.
Há dois tipos principais de corações artificiais. O aparelho conhecido como “bomba de assistência ventricular” é o modelo mais comumente usado. É implantado em um ventrículo do coração do paciente (geralmente no ventrículo esquerdo) e ajuda no bombeamento do sangue para o corpo. Ele é alimentado por uma bateria externa que fica em uma bolsa ou cinto externo.
Outro modelo, menos comum, é o “coração artificial total (TAH)”, que substitui todo o coração. Ele é implantado no peito do paciente e é também controlado por um aparelho externo. No geral, é usado como uma ponte até o transplante cardíaco, já que seu uso ocorre quando não há perspectivas de uso do coração afetado pela doença cardíaca.
O Hospital Copa D’Or não deu detalhes sobre qual tipo de aparelho foi implantado no cantor.
Parada cardiorrespiratória
Intubado desde segunda-feira (10), quando sofreu uma parada cardiorrespiratória, MC Marcinho já tinha sido submetido ao tratamento conhecido como ECMO – uma espécie de pulmão artificial.
O funqueiro utiliza um marcapasso para regular seus batimentos cardíacos. Marcinho havia passado por uma cirurgia para substituição da peça.
Em março deste ano, ele foi internado para trocar o marca-passo em função de um defeito no funcionamento do aparelho. Em 2019, ele chegou a ser hospitalizado com princípio de infarto.
Em abril, Marcinho, já estava recuperado e tinha voltado aos palcos. O MC é um dos maiores nomes do funk carioca e faz sucesso desde os nos 1990. Entre seus principais hits estão “Glamurosa”, “Rap do solitário”, “Porque te amo”, “Escrito pras princesas”, “Garota nota 100”.
MC Marcinho está internado em estado grave e intubado desde segunda-feira (10), quando teve uma parada cardiorrespiratória.
Famosos e fãs começaram nas redes sociais uma corrente de apoio. Depois da notícia da sua piora médica, as redes sociais do cantor foram inundadas de pedidos de orações, desejos de melhora e boas energias.
Famosos se juntaram à corrente, como a vereadora Verônica Costa, amiga do cantor da sua época do funk. “Estou com o meu coração partido em no momento não ter o que fazer a não ser aguardar sua melhora. Vai dar tudo certo, força guerreiro. Amo você”, escreveu a parlamentar.
O Mc Koringa publicou um vídeo de um show realizado no último sábado (8) em Brasília. Na ocasião, ele estava em uma formatura e direcionou a mensagem ao amigo “Marcinho, tô aqui em Brasília e esse povo aqui te ama. Eu também te amo, meu amigo”, e começou a cantar Tudo é Festa, um dos maiores sucessos do artista.
Na publicação, o cantor escreveu: “Mandamos boas energias ao nosso Príncipe do Funk Mc Marcinho que nesse momento precisa muito de orações para que a sua saúde seja restabelecida”.