InícioOutrosA Menopausa chegou e agora?

A Menopausa chegou e agora?

Da redação: Amanda Silveira

Embora muitas mulheres enxerguem menopausa como velhice, a Nutrição Ortomolecular aponta diversos caminhos para fazer dela apenas uma nova fase.

Pode parecer estranho, mas é verdade: 32% das mulheres relacionam a chegada da menopausa diretamente à velhice e, por conta disso, 52% delas não gosta de comentar sobre o tema. Esses são dados de uma pesquisa intitulada “1º Estudo da Essity sobre Menopausa e suas Etapas”, realizada no fim do ano passado. O levantamento ouviu 2.000 mulheres brasileiras, com duas abordagens distintas: mulheres que ainda não entraram na menopausa e mulheres que estão na menopausa ou passaram dela.

A Nutricionista Ortomolecular, Elisa lobo, destaca que é preciso entender que a Menopausa é o encerramento do ciclo reprodutivo e só é assim chamada após 12 meses sem que a mulher menstrue. Mas, ela explica que no período que antecede isso, o Climatério, a mulher pode sentir diversos sintomas, principalmente causados pela queda dos hormônios Estrogênio e Progesterona. Os sintomas mais comuns, segundo a profissional são as ondas de calor, chamadas de fogacho; oscilações de humor; queda da libido, ressecamento vaginal; compulsão alimentar com doces e massas.

Elisa Lobo comenta que pode também, durante essa transição do período produtivo feminino, ocorrer uma superexpressão da enzima monoaminoxidase, o que, na prática, diminui drasticamente a produção de serotonina e dopamina, podendo fazer das alterações de humor algo mais grave e levar até mesmo a uma depressão. Além disso, podem ocorrer alterações nas bactérias intestinais, com diversos sintomas; uma queda brusca na matriz de colágeno, que desencadeia em enfraquecimento de pele, unhas e cabelos; diminuição de massa muscular, massa óssea e aumento do depósito de gordura, principalmente nos seios e abdômen.

Seguindo nos resultados dessa importante pesquisa, 41% das mulheres acham que a menopausa reduz o interesse sexual e 34% acreditam que as ondas de calor são o único sintoma da menopausa, 60% acreditam que a menopausa causa variação de humor, 59% associam à irritabilidade.

A Nutricionista, que trabalha com um grande público de mulheres, faz questão de destacar que cada uma vai passar por essa fase de uma maneira, com mais ou menos sintomas, mas que é fundamental um acompanhamento ortomolecular para amenizar os sintomas e os riscos de passar por eles. “A Menopausa deve ser vista como uma nova fase para uma nova mulher, com uma nova conduta, uma nova alimentação, novos hábitos e jamais como sinal de velhice”, afirma ela.

Elisa aponta ainda que mudanças no estilo de vida, acompanhamento profissional, suplementação assertiva de vitaminas, como vitamina D, K, Magnésio e Cálcio, para prevenir osteopenia, por exemplo, entre outras reposições, podem controlar e amenizar todos os sintomas.

Além Paraíba
céu limpo
29.1 ° C
29.1 °
29.1 °
58 %
2.6kmh
2 %
qua
29 °
qui
29 °
sex
27 °
sáb
26 °
dom
29 °
- Propaganda -spot_img

Nossos Programas

Viva Tarde 102
Show da Manhã
Oitentona
Tag 102
Atmosfera 102
Bom Dia Cidade
Pagodão do Marcão
Chá das 5
Amigos, Bom Dia
Rancho do Fióça
Salada Mista
- Propaganda -spot_img